Visita à obra de ‘Requalificação do Espaço Urbano Público na Praceta dos Baleeiros

O Presidente do Município de São Roque do Pico visitou a obra de ‘Requalificação do Espaço Urbano Público na Praceta dos Baleeiros’, no Cais do Pico.

O autarca inteirou-se sobre o bom andamento dos trabalhos e acompanhou o processo de implantação dos passeios que permitirão melhorar as condições e a segurança de todos os que circulem a pé naquele importante espaço urbano onde está localizado o Museu da Indústria Baleeira de São Roque do Pico, o Clube Naval, o Quiosque de Turismo e a Zona Balnear da Rampa.

No local, Mark Silveira realçou a importância do investimento de 260 mil euros para “requalificar e valorizar” os legados históricos associados à atividade baleeira numa das zonas mais emblemáticas da vila de São Roque do Pico, criando, em simultâneo, condições para projetar a marca ‘São Roque do Pico-Capital do Turismo Rural’.

A intervenção num espaço de 4000 metros quadrados vai permitir a requalificação de pavimentos e o reforço dos muros laterais da antiga rampa de varagem das baleias.

O pavimento será coberto com um tapete betuminoso de cor vermelha, salvaguardando-se o lajeado de pedra remanescente do antigo pátio de desmancha, e serão construídos ao redor passeios até agora inexistentes. Além disso, inclui a instalação de candeeiros, consistindo na recuperação e replicação dos de betão existentes.

Aproveitando as obras no pavimento está projetada a implementação de tubagens destinadas à água e eletricidade para servir as instalações provisórias utilizadas habitualmente durante o Festival Cais Agosto.

AA/CMSRP