Visita estatutária ao Pico arranca na Madalena, município “pujante” e com evolução demográfica favorável

O Presidente do Governo Regional dos Açores lembrou no primeiro dia visita estatutária do Executivo à ilha do Pico, a evolução demográfica positiva na Madalena, vila “pujante” e em desenvolvimento, como atestam os números mais recentes dos Censos.

A Madalena, frisou o governante, representa um “bom sinal de que é possível, com boas políticas públicas, controlar a evolução demográfica”, embora tal não seja “uma tarefa fácil nem de curto prazo”.

O Presidente do Governo falava após se ter reunido com o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, e a respetiva equipa camarária.

No encontro, ficou patente a “assunção de compromissos claros” do XIII Governo Regional que vão ao encontro das “ambições que o município tem para o seu desenvolvimento”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

Abordagens sobre a ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, melhorias das acessibilidades marítimas do porto, abastecimento de água, caminhos agrícolas e avanços no que refere à construção da variante no município foram alguns dos temas abordados no encontro.

Questionado sobre prazos, José Manuel Bolieiro lembrou que “não se pode passar pelo amanhã sem passar pelo hoje”.

“Hoje estamos a tratar das medidas necessárias para um objetivo. Não vale a pena criar expetativas de prazos quando não temos ainda com a serenidade que se impõe possibilidade de estimar prazos e coisas concretas. Estamos a tratar de um objetivo com a prudência e a prevenção de desonerar eventuais custos”, acrescentou ainda.

No que refere às acessibilidades aéreas, e tal como consta da proposta de Plano e Orçamento, há o desígnio de se avançar para a ampliação da pista

O Governo Regional dos Açores encontra-se em visita estatutária ao Pico, decorrendo esta noite a terceira edição do Fórum Autonómico, desta vez com a presença do Professor Luís Andrade.

AA/GRA