Voto de louvor a personalidades ligadas ao desporto da Lagoa

No passado dia 17 de março, foi aprovado, por unanimidade, em reunião Ordinária de Câmara Municipal, a atribuição de um Voto de Louvor a duas personalidades ligadas ao desporto no concelho de Lagoa, mais precisamente a José Raimundo e a Geraldo Andrade.

José Raimundo, é Vice-Presidente de Patinagem Artística na Federação de Patinagem de Portugal, nascido em 1980, tendo começado no Clube de Patinagem de Santa Cruz. O dirigente lagoense passou pela Associação de Patinagem de São Miguel e neste momento encontra-se a exercer um cargo na federação nacional.

José Raimundo, iniciou o seu percurso enquanto atleta no Clube de Patinagem de Santa Cruz, com o passar do tempo foi-se instruindo na patinagem ao tirar alguns cursos de patinagem artística, hóquei em patins e patinagem de velocidade, fez formação a nível da arbitragem, mais tarde integrou a Associação de Patinagem de São Miguel como secretário, passou a Vice-Presidente e acabou por assumir a presidência daquela associação durante 8 anos, sendo que, no ano de 2020 surgiu o convite para ingressar nos quadros da Federação como Vice-Presidente de Patinagem Artística. Recentemente, é um dos 4 membros da Comissão Técnica da World Skate Europe.

O dirigente desportivo, José Raimundo, é reconhecido pelo seu empenho no desenvolvimento e dedicação absoluta a esta modalidade, estando ligado a este desporto há 28 anos, em que as suas diversas conquistas demonstram que na região, e em especial no concelho de Lagoa, existem pessoas capazes de estar ao mais alto nível desportivo.

De salientar que a sua presença enquanto Vice-Presidente de Patinagem Artística da Federação de Patinagem de Portugal é inédita, por estar um dirigente desportivo local nos altos quadros nacionais da federação.

Por seu turno, o técnico lagoense Geraldo Andrade, treinador de patinagem artística do Clube de Patinagem de Santa Cruz, nascido em 1978, foi responsável pela formação de atletas que conquistaram diversos títulos e pódios de âmbito Regional, Nacional e Europeu, sendo que, internacionalmente participou no Mundial.

De referir que, Geraldo Andrade é reconhecido pelo seu esforço e dedicação absoluta à modalidade de patinagem, ao qual no ano de 2023 fará 30 anos de carreira no Clube de Patinagem de Santa Cruz, perfazendo três décadas de persistência, determinação e dedicação à promoção do desporto enquanto nivelador social e estilo de vida saudável, sendo um verdadeiro exemplo para jovens patinadores.

Recentemente, foi nomeado Selecionador Nacional de Cadetes e Juvenis de Patinagem Artística, que é um feito inédito para um treinador local ao conseguir alcançar o mais alto patamar do país.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, “é dever do município reconhecer o trabalho, empenho e dedicação de todos os lagoenses que cooperam, diariamente, para o prestígio da Lagoa. Mais precisamente, estes dois lagoenses, ligados à área do desporto, têm contribuindo em prol da valorização das diversas modalidades desportivas, desenvolvendo o desporto local e a formação de jovens nessa área, mitigando desigualdades sociais e promovendo a união”.

AA/CML